Gratinado de abobrinha

2 de Setembro de 2015

A falta de tempo nos impede de postar nossas receitinhas de forma mais frequente, mas ainda cozinhamos em casa viu gente! Hehehe


Ontem à noite fizemos um gratinado de abobrinha com queijo minas. Aconselho a servir com uma carne, pois a receita é super leve e para quem está com “fome de leão”, comer o gratinado sem acompanhamento pode dar a sensação de que não foi suficiente.

Vale muito a pena fazer, pois é rápido e simples!    


Ingredientes:

3 ovos

2 abobrinhas italianas grandes

1 caixinha de creme de leite

1 xícara cheia de queijo minas ralado e mais um pouco para salpicar em cima

1 colher (chá) de noz moscada em pó

Sal e pimenta do reino à gosto

Manteiga para untar o pirex


Lave as abobrinhas e corte em rodelas. Cozinhe-as ligeiramente em água quente, mas não deixe amolecer demais. O ideal é que elas permaneçam firmes. Após o tempo na água quente, jogue água fria para cessar o cozimento e deixe escorrer. Unte o pirex com manteiga e coloque as rodelas de abobrinhas sobrepondo-as.


Em uma tigela, quebre os ovos e bata como omelete. Acrescente o creme de leite e mexa devagar, de forma delicada. Coloque o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Acrescente o queijo ralado. Mexa até que fique uniforme. Derrame a massa sobre as abobrinhas. Salpique mais queijo minas em cima para gratinar.


Leve ao forno já aquecido a 200° por cerca de 15 minutos para cozinhar. Após esse tempo, aumente a temperatura e deixe gratinar até obter uma cor dourada.  

Patê de espinafre - sugestão que cai bem em batata recheada ou sanduíche natural

21 de maio de 2015

Esse patê de espinafre é super gostoso e cai bem com diversas situações: em petiscos, sanduíches, com carne grelhada ou assim, como fizemos hoje, em uma batata recheada! 

Rende bem e dá para guardar na geladeira por 3 dias. 

Essa receita fizemos no jantar e aproveitamos também em nosso sanduíche natural que levamos para o trabalho no dia seguinte! 

 

Ingredientes:

1 prato de espinafre sem talo com folhas bem lavadas

250g de ricota 

3 colheres (sopa) de creme de leite light

Sal e pimenta do reino à gosto

2 colheres bem cheias de azeite

1/2 colher de chá pequena de alho picado (opcional) 


Cozinhe rapidamente o espinafre em um pouco de água já fervente. Quando começar a murchar, retire-o e esprema o excesso de água e pique-o. Reserve a água do cozimento, caso seja preciso acertar a consistência do patê depois.

 

Esfarele a ricota ou triture com um garfo. Bata no liquidificador a ricota, o espinafre, o azeite, o sal, o alho, a pimenta do reino e meio copo americano da água do cozimento do espinafre. No começo parece que o liquidificador não conseguirá bater, mas a dica é colocar no nível baixo, bater e ir desligando o liquidificador e mexendo com a colher. Depois de algumas "ajudinhas" o liquidificador consegue misturar tudo e fazer o creme. 


Coloque a pasta em uma tigela e misture 3 colheres (sopa) de creme de leite light. A consistência do patê dependerá da quantidade de água e de creme de leite que você acrescentar. 

 

Caso queira fazer a batata recheada:

Com uma faca ou colher, corte as batatas (já lavadas) ao meio e retire o excesso do meio, fazendo barquetes. Cozinhe em água bem quente até que fiquem macias, mas não muito moles. Na parte de baixo, faça um corte reto, para que elas permaneçam acomodadas no tabuleiro sem virar.

Tempere com um pouco de sal e azeite antes de preenchê-las com o patê.

Nós colocamos atum enlatado em cima.

Leve ao forno aquecido por 20 minutos. 

Torta de espinafre com cogumelos

17 de novembro de 2014

O prato favorito do Popeye, o espinafre, foi a nossa escolha de hoje. Quatro ingredientes base: ovo, queijo, espinafre e cogumelos, o torna muito prático.

 

Para quem está a procura de algo para matar a fome e não fugir da dieta, aposte neste prato.  O espinafre melhora o funcionamento do fígado, responsável por eliminar as toxinas do nosso corpo. Já os cogumelos são ricos em nutrientes, com zero gordura, e é uma fonte alternativa de proteína com quase zero de calorias também. Para esta torta pode-se usar o shitake, shimeji, funghi ou Portobello. 

 

Rende 6 pedaços

Ingredientes:

¾ do maço de espinafre picado

5 ovos

1 xícara (chá) de ricota light

½ xícara (chá) de queijo parmesão light ralado na hora

Cogumelos (à gosto) – usei cerca de 25g de shitake

4 cebolinhas picadas

½ colher (chá) de orégano

½ colher (chá) de manjericão seco

Sal e pimenta do reino (à gosto)

Um fio de azeite para untar o tabuleiro

 

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Você pode usar cogumelos secos ou frescos. Se optar pelo seco, deixe-o em água morna por 20 minutos antes de começar a preparar a torta. Após esse tempo, esprema os cogumelos com as mãos retirando todo o excesso de água. 

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Reserve um pouco de parmesão para salpicar em cima. Despeje em uma forma untada com azeite.

Leve para assar por 45 minutos ou até dourar.

Sirva ainda quente.  

 

Suflê de brócolis aromatizado com limão

18 de junho de 2014

Quando vi uma receita diferente para fazer com brócolis em uma revista de um consultório, não pensei duas vezes. Perguntei a recepcionista se podia levar a página!

Massa levíssima e aerada. Comemos um tabuleiro inteiro! INTEIRO!

 

Ingredientes

350g de brócolis picado e cozido

1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo

1 e 1/2 de xícara (chá) de leite desnatado

1/3 de xícara (chá) de creme de leite light

1 colher (sopa) de raspas de limão

3/4 de colher (chá) de sal 

3 gemas 

1 dente de alho picado

Pimenta do reino (à gosto)

6 claras batidas em neve

Azeite para untar

 

Cozinhe o brócolis em água fervente por cerca de cinco minutos ou até que fique macio. Escorra e deixe esfriar.

 

Dissolva a farinha no leite e leve a uma panela em fogo médio por um minuto, mexendo sempre. Reduza o fogo para baixo e acrescente o creme de leite, as raspas de limão, o sal, a pimenta do reino, as gemas e o alho e cozinhe por um minuto ou até engrossar, mexendo sempre. Despeje a mistura em uma tigela grande e misture o brócolis. 

 

Bata a clara em neve (use uma batedeira em velocidade alta até formar picos firmes). Misture delicadamente as claras em neve ao brócolis. Coloque a mistura em um refratário untado com azeite e leve ao forno já aquecido (de 160 a 180 graus) por cerca de 1 hora.

 

Retire do forno e sirva quente.  

Espaguetti de abobrinha

25 de março de 2014

Bateu aquela vontade louca de comer um macarrão, mas não quer algo pesado? Substitua a massa por abobrinha! Experimente. Além de leve é muito saudável!

 

Ingredientes: 

4 abobrinhas italianas

250g de carne moída

1 lata de molho de tomate pronto

Manjericão (à gosto)

Queijo parmesão ralado (à gosto)

Sal, alho, azeite e pimenta do reino

 

Fatie a abobrinha no sentido do comprimento retirando toda a casca. Despreze as sementes. Corte em tiras finas. Cozinhe os filetes de abobrinha em água fervente por 3 minutos. Escorra bem.

Deixe o cozimento das abobrinhas por último para que elas não esfriem enquanto você faz o molho.  

 

Molho

 

Tempere a carne com alho, sal e pimenta do reino. Em uma panela, doure a carne moída em um fio de zeite. Quando a carne estiver pronta e bem sequinha, acrescente a lata de molho de tomate. Deixe levantar fervura para que o molho engrosse um pouco. Acrescente o manjericão.

 

Em um prato coloque os filetes de abobrinha com molho em cima. Finalize com o queijo parmesão ralado. 

Ratatouille

17 de março de 2014

Como amo legumes, essa receita me chamou atenção. É uma boa sugestão para comer à noite por ser leve. E é muito saboroso!

 

O que é ratatouille?

É um prato da culinária francesa, da região da Provence. É um prato rústico que pode ser servido quente ou frio. Ele normalmente é feito com berinjela, tomate, abobrinha, pimentão, cebola e temperado com ervas e alho. É a mesma receita feita pelo ratinho Remy no filme “Ratatouille”.

 

Ingredientes:

1 berinjela

1 abobrinha

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

3 tomates

2 cebolas

3 colheres (de sopa) de azeite extra virgem

1 galho de manjericão

1 galho de alecrim

Sal

Molho

2 colheres (de sopa) de azeite

2 dentes de alho amassado

1/2 cebola picadinha

2 tomates picadinhos

1/2 xícara (de chá) de água

Sal

Folhas de manjericão

 

Comece fazendo o molho. Coloque o azeite em uma panela, frite um pouco o alho amassado e acrescente a cebola, mas não deixe fritar muito, só murchar. Junte o tomate, refogue um pouco. Acrescente a água e deixe cozinhar uns 3 minutos. Coloque o sal e as folhas de manjericão. Despeje em uma travessa refratária e reserve. 

 

Preparando os legumes.

A primeira coisa é cortar todos os legumes em rodelas finas. Comece com a berinjela, corte-a e deixe de molho em água salgada por uns 20 minutos. Depois escorra. Isso tira um pouco o amargor da berinjela.

 

Montagem

Em uma travessa, despeje o molho e comece arrumando as camadas de legumes. Coloque uma rodela de cada legume, de forma intercalada. Depois de toda a travessa cheia, vá colocando outras rodelas nos espaços que ficaram vazios até que fique tudo apertadinho.

 

Corte os galhos das ervas em pedaços e polvilhe por cima junto com o sal. Despeje o azeite por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Depois tire o papel e deixe o molho secar um pouco (uns 10 minutos). Mas, cuidado para não deixar os legumes queimar.

 

Dicas:

Esse pode ser um prato servido como acompanhamento ou prato principal servido com arroz ou massa.

Você pode servir também com pães ou torradas. 

Outra ideia é usar como recheio para crepes salgados ou omeletes.

Purê de cenoura

03 de dezembro de 2013

Os legumes são tão versáteis minha gente! Podemos fazê-los de tantas formas... A cenoura desta vez virou um macio purê, ótimo acompanhamento para carnes.

Já disse que amo as texturas e cores dos alimentos?

 

Ingredientes:

Cenouras descascadas (quanto desejar, mas usei 3 grandes)

1/2 cebola ralada
1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de leite
1 pitada de noz-moscada
Pimenta do reino e sal (à gosto)

 

Cozinhe as cenouras em pedaços até que fiquem bem macias. Escorra a água e amasse-as com um garfo ou no espremedor de batatas. Reserve.

Em uma panela, em fogo baixo, frite a cebola na manteiga. Quando dourar, acrescente o leite, o sal e a cenoura amassada. Misture tudo sempre para não grudar na panela.  Para finalizar, coloque a pimenta do reino e a noz-moscada.

Servi com pimenta biquinho.

 

Ótimo acompanhamento para carnes
Ótimo acompanhamento para carnes

Berinjela assada com queijo minas e atum

14 de novembro de 2013

Essa receita nós copiamos dos amigos Alê e Chris que, inclusive, estão nos devendo uma visita! Não sei se fizemos direitinho, mas ficou muito bom! Uma taça de vinho é um ótimo acompanhamento.

 

Ingredientes:

2 berinjelas  cortadas no sentido do comprimento

3 tomates fatiados

1 lata de atum em pedaços

Salsinha, cebolinha, orégano e manjericão (à gosto)

1 pitada de sal

Queijo Minas fatiado (o suficiente para cobrir todo o tabuleiro)

 

Deixe a berinjela cortada em água com sal por 20 minutos. Depois escorra.

Unte um tabuleiro pequeno com margarina e coloque as berinjelas. Em cima, coloque os tomates, o atum e os cheiros verdes. Vá intercalando os ingredientes. No meu tabuleiro deu para fazer duas camadas.

 

Para finalizar, cubra com as fatias de queijo minas e leve ao forno aquecido por 30 minutos.

 

Montagem das camadas
Montagem das camadas

Tortilha de creme de abóbora e legumes

06 de novembro de 2013

Tortilha (usamos a que chama Rap10) é prática e dá pra fazer com mil e um recheios. Este fizemos só com legumes.

 

Ingredientes:

Tortilha (vc compra pronta)

½ cenoura cortada em tiras

½ abobrinha italiana picada em cubos

3 raminhos de brócolis

3 pedaços de abóbora

½ tomate picado em cubos

½ cebola picada grande

3 colheres (sopa) de creme de leite

1 colher (chá) de manteiga

2 colheres de queijo Minas ralado

Alho e sal socados juntos (à gosto)

Pimenta do reino (à gosto)

 

Cozinhe a abóbora em uma panela com água até que fique bem mole. Depois, amasse-a com o garfo. Reserve. Em outra panela cozinhe a cenoura, o brócolis e a abobrinha em água com sal. Como cada legume tem um tempo de cozimento, retire os que forem ficando macios mais rápidos. Reserve.

 

Em uma frigideira, coloque a manteiga e frite a cebola e o alho com sal. Quando dourar, acrescente o tomate e a abóbora amassada. Misture bem e acrescente a pimenta do reino. Em seguida, coloque o creme de leite e o queijo. Antes que ferva acrescente os outros legumes cozidos.

 

Em outra frigideira, esquente a folha de tortilha e sirva com o creme de legumes dentro.

 

Tomates recheados com queijos e atum

20 de outubro de 2013

Neste domingo o atum reinou na nossa mesa. Ele foi o toque especial no nosso tomate recheado que já virou um curinga, pois as opções de recheios são inúmeras.

 

Ingredientes:

6 tomates italianos

1 lata de atum

1 colher (sopa) de queijo Cottage

1 colher (sopa) de requeijão light

1 xícara de queijo minas ralado

Champignon picado (à gosto)

Pimenta do reino, azeite, orégano e manjericão (à gosto)

 

Faça um furo na parte de cima do tomate e limpe-o por dentro. Jogue um pouco de azeite dentro. Retire o atum da lata e amasse-o com um garfo.

Em uma vasilha, misture todos os queijos, o champignon, o atum, o orégano, a pimenta do reino e o manjericão. Recheie os tomates com esta mistura e leve ao forno por 30 minutos em uma assadeira coberta por papel alumínio e untada com azeite.

Comemos com arroz preto e pedaços de atum.

 

Berinjela assada como pizza

16 de outubro de 2013

Acho a berinjela um tanto excluída na sociedade dos legumes. Ela é tão saborosa e diferente que não consigo entender por que tanta gente não a tem na mesa. Nesta receita, por exemplo, vou dizer o que usei mas com um pouco de criatividade você pode usar mais ingredientes e incrementá-la da forma que preferir. Pode fazer uma "verdadeira mini-pizza" com molho, mussarela, peito de peru, azeitona, etc e tal.

Só lembrando que as receitas que fazemos são sempre para duas pessoas. Caso a família seja maior o ideal é você aumentar os itens utilizados!

 

Ingredientes:

1 berinjela cortada em rodelas

1 tomate picado em cubos pequenos

1/2 cebola ralada

2 dentes de alho picados

Algumas fatias finas de pimentão amarelo

Azeite, sal, pimenta do reino e orégano (à gosto)

Queijo parmesão ralado na hora

 

Em uma vasilha misture o azeite com todos os temperos e junte a cebola e o tomate. Com um garfo, amasse bem e misture tudo.

Unte com azeite uma assadeira coberta com papel alumínio. Coloque as rodelas de berinjela e em cima a "pasta" de tomate com os temperos.
Antes de gratinar, coloque por cima de tudo uma gota de azeite e o queijo parmesão ralado.

Leve ao forno (já aquecido) por cerca de 20 minutos.

 

Comemos com bife de peito de frango e uma salada de alface americana, tomate cereja, palmito e queijo minas. Como tempero para a salada, misturamos uma colher (chá) de mostarda Djon com azeite.

 

Berinjelas sendo montadas
Berinjelas sendo montadas

Creme de milho

15 de outubro de 2013

Comida saudável não precisa sempre ter poucas calorias. Comida saudável é aquela que faz bem pro corpo e pro espírito. E esse bife com creme de milho e batata palha me fez muito feliz...

 

Ingredientes:

1/2 lata de milho

1 xícara e 1/2 de leite

1 colher de manteiga

1/2 cebola ralada

1/2 tablete de caldo de galinha (ou legumes)

1 pitada de sal

1 caixa de creme de leite

1 colher (chá) de farinha de trigo

 

Bata o milho no liquidificador junto com o leite e depois misture a farinha de trigo. Em uma panela frite a manteiga e a cebola. Adicione o milho batido ao leite, o caldo de galinha e o sal. Mexa até engrossar. Depois acrescente o creme de leite - não é necessário usar a caixa inteira.

Servi com um bife de boi inteiro, mas já fiz com frango também.

Acompanha bem arroz branco e batata palha.

 

* Daniel

 

Purê de abóbora com bife acebolado

14 de outubro de 2013

Hoje foi um dos típicos dias em que eu e o Dani nos revezamos na cozinha. Enquanto eu estava no banho ele adiantou o cozimento da abóbora e temperou os bifes. Depois, foi a minha vez de "assumir" o fogão. No final, ele fez os bifes, pois sabe melhor que eu o ponto certo da carne. Exímio carnívoro que é!

 

Ingredientes:

4 pedaços grandes de abóbora

Cebola picadinha e em rodelas (à gosto)

1 dente de alho picado

1 pitada de sal

Azeite e pimenta biquinho (à gosto)

1 "dedo" de leite (medida inventada por mim em copo americano)

Bife de boi

 

Cozinhe a abóbora e após macia, amasse com o garfo. (Eu sempre cozinho com a casca pois depois de cozida é muito mais fácil tirá-la).

Em uma panela com um fio de azeite, frite a cebola picada e o alho. Após dourar, acrescente o leite, o sal e a abóbora amassada. Misture bem e mexa sempre até esquentar bem. Finalize com pimenta "biquinho".

 

Grelhe os bifes junto com as cebolas em rodelas. Siva junto ao purê.

Comemos também uma salada com alface americana, rúcula, tomate seco e peito de chester temperada com azeite.

 

Lasanha de abobrinha

11 de outubro de 2013

Já pensou em comer uma lasanha sem aquele peso na consciência? É possível! Este prato não contém macarrão e é muito leve.

 

Esta receita virou a minha "queridinha" e agradeço à colega Bárbara Kolanscki por ter me apresentado! E para aqueles que torcem o nariz para a abobrinha faço um desafio de experimentarem. Acreditem! Este legume faz o papel do macarrão perfeitamente. O marido da Bábara que o diga! Ele não gosta de abobrinha, mas adora esta lasanha! rsrsrs

 

Para servir duas pessoas

Ingredientes:

2 abobrinhas fatiadas finas e com casca (no sentido do comprimento)

Carne moída (pode usar frango desfiado se preferir)

Molho pronto

Blanquet de peru fatiado

Mussarela light fatiada

Tempero à gosto e azeite

 

Dê uma fervura na abobrinha já fatiada. Reserve.

Tempere a carne e frite no azeite. Jogue o molho pronto.

Em uma assadeira (usei pequena) intercale as fatias de abobrinhas, o blanquet de peru, a mussarela e o molho. Na minha assadeira, deu para fazer duas camadas. 

Finalize com a mussarela. Eu ainda ralei queijo parmesão em cima.

Leve ao forno para gratinar.

 

Após sair do forno
Após sair do forno

Legumes empilhados com frango ao limão

04 de outubro de 2013

Hoje revezamos. Eu fiz os legumes empilhados e enquanto eles estavam gratinando, o Dani fez o frango. Ficou divino tudo!

 

Ingredientes:

1 berinjela

1 abobrinha italiana

Fatias de queijo (usei o canastra)

Queijo cotage e requeijão light

Pimentão amarelo

Bife de peito de frango

Cebola picadinha

1/2 caldo de galinha

1 limão

Sal à gosto

 

Corte a abobrinha e a berinjela em rodelas. Deixe a berinjela de molho em água com sal por uns 15 minutos. Para a abobrinha, use um pouco de sal e alho picadinho.

Depois, em uma frigideira grelhe (até que fiquem corados) as fatias dos legumes e o pimentão e os separe. Não grelhe tudo misturado.

Em uma assadeira com papel alumínio, empilhe os legumes intercalando: berinjela, uma fatia de queijo, abobrinha, rodelas de pimentão e uma colher de queijo cotage. Vá repetindo as camadas. Para finalizar, uma colher de requeijão por cima.

Leve ao forno para gratinar cerca de 15 a 20 minutos.

 

Tempere o peito de frango com o suco do limão, sal e pimenta do reino. Deixe no tempero uns 15 minutos. Em uma frigideira com um fio de azeite, grelhe o frango. Reserve o tempero com o suco do limão para o molho.

Após cozido e dourado, retire o frango da frigideira. Na mesma frigideira, jogue o caldo de tempero com o limão, a cebola picada e uma concha do caldo de galinha (dissolvido em água fervente) e espere secar um pouco. Após uns 5 minutos já estará com menos caldo. 

Sirva-o em cima do bife de frango e finalize com raspas da casca do limão.

 

Tempo de preparo: cerca de 40 minutos

 


Um casal com rotina corrida e sem muito tempo sobrando. Mas com vontade de sobra de comer bem e sempre em busca de uma receita simples e saudável.

nossacomida@gmail.com

 

Daniel Vilela - O "chef" da família. É fã de programas de culinária e domina a pequena cozinha do apartamento. Gosta de receitas elaboradas e se arrisca com novas ideias. Não tem medo dos temperos e nunca segue receitas, prefere fazer ao seu jeito.

 

Émile Patrício - A mais "herbívora" da casa. Adora uma salada, uma mistura de cores no prato e só toma suco natural. Gosta de comida simples daquelas feitas na casa de mãe e guarda receitas anotadas à mão em um velho caderno azul que sempre segue à risca.