Caldo de abóbora com curry e gengibre

15 de abril de 2014

Até aquela receita que já está no livro há tempos pode receber um toque diferente de vez em quando. O caldo de abóbora vira outro com um toque de curry e gengibre. Essa é a dica da Ronara, minha colega de trabalho no Canal Minas Saúde. Dica testada e aprovada!

 

Ingredientes: * medida para 2 pessoas 

Meia abóbora japonesa pequena

1 colher (chá) de curry

Um cubo de 2 cm de gengibre picado em pedacinhos

½ cebola picada

1 dente de alho picado

2 colheres de cream cheese

Sal  e cebolinha (à gosto)

1 fio de azeite

1 tablete e ½ de caldo de galinha

 

Pique a abóbora e cozinhe com um tablete de caldo de galinha. Depois de cozida, tire a casca e amasse com um garfo. Triture com um mixer ou bata em um liquidificador.

 

Em uma panela, refogue com azeite o alho e a cebola. Após dourar, jogue a abóbora triturada. Dissolva ½ tablete de caldo de galinha em 200ml de água quente e acrescente na abóbora. Coloque o curry, gengibre, sal e deixe ferver por uns 5 minutos. 

 

A consistência do caldo vai de acordo com a preferência de cada um. Se quiser mais ralo é só acrescentar mais água. 

Sirva com uma colher de cream cheese e cebolinha por cima. 

Para acompanhar, pães fatiados. 

Caldo verde I

08 de outubro de 2013

Com esse friozinho que fez hoje pensei logo em uma caldo bem quente!
Abri a geladeira e encontrei brócolis, abobrinha e ervilha congelada. Além é claro, dos cheiros verdes. Então veio a ideia...

 

Ingredientes:

1 copo americano de ervilha (dessas congeladas)

Brócolis (usei cerca de 6 pedaços das arvorezinhas)

1/2 abobrinha

1 cebola pequena picadinha

Espinafre (à gosto)

Carne de boi (picadinha e temperada à gosto)

1/2 tablete de caldo de galinha

Alho, sal e azeite

 

Corte o brócolis e a abobrinha em pedaços pequenos e coloque junto com as ervilhas em uma panela de pressão. Cubra com água (não muita). Acrescente uma colher de chá de alho picado e meio tablete de caldo de galinha. Tampe e após pegar pressão deixe por 20 minutos. Depois, bata no liquidificador usando a própria água dos legumes cozidos. Deixe alguns pedaços sem bater para que o caldo fique com alguns pedacinhos.

 

Em uma panela frite no azeite a carne picada e antes de dourar, jogue a cebola. Quando estiver corada, acrescente o caldo batido no liquidificador e deixe ferver até engrossar. Prove e acerte o tempero com sal (caso precise). 

Para finalizar jogue as folhas de espinafre cortadas e sirva com cheiro verde picadinho.

 


Um casal com rotina corrida e sem muito tempo sobrando. Mas com vontade de sobra de comer bem e sempre em busca de uma receita simples e saudável.

nossacomida@gmail.com

 

Daniel Vilela - O "chef" da família. É fã de programas de culinária e domina a pequena cozinha do apartamento. Gosta de receitas elaboradas e se arrisca com novas ideias. Não tem medo dos temperos e nunca segue receitas, prefere fazer ao seu jeito.

 

Émile Patrício - A mais "herbívora" da casa. Adora uma salada, uma mistura de cores no prato e só toma suco natural. Gosta de comida simples daquelas feitas na casa de mãe e guarda receitas anotadas à mão em um velho caderno azul que sempre segue à risca.