Bolinho de batata doce

19 de Janeiro de 2019

Este bolinho agrada gregos e troianos da cozinha. Aqui em casa não temos muitas regras e restrições mas esta é o tipo de receita que vai agradar a galerinha fitness que está sempre procurando receitas lowcarb.

 

Ingredientes:

2 batatas doces (média ou grande)

1 colher sopa bem cheia de manteiga

Peito de frango temperado, cozido e desfiado (à gosto)

Sal, noz moscada e pimenta do reino para temperar (à gosto)

Cubinhos de queijo para rechear

Farinha de linhaça dourada ou farinha de rosca

 

Modo de fazer:

Descasque a batata doce, cozinhe bem, escorra e amasse com um garfo. Em uma tigela misture a batata doce amassada, o frango desfiado e a manteiga. Misture tudo com um garfo até ficar uma massa homogênea. Acrescente os temperos: sal, pimenta do reino e noz moscada.

 

Pegue uma quantidade da massa que caiba na palma da mão, abra, coloque um cubinho de queijo e feche a massa escondendo o queijo. Passe a bolinha na farinha de rosca e coloque em uma assadeira. Deixe no forno bem quente por cerca de 15 minutos ou até que dourem. 

Spaghetti ao molho funghi

6 de fevereiro de 2015

Este foi o jantar do meu aniversário (13 de janeiro) preparado pelo marido! Hummmmm... Comi muito mais que ele. E sim, estamos na fase do cogumelo!


Ingredientes:

Spaghetti integral – um pouco menos que meio pacote

75g de funghi secchi

4 xícaras de água morna

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de vinho branco seco

3 colheres (sopa) de cebola ralada

1 xícara de água do funghi (reservar após hidratá-lo)

½ caixinha de creme de leite

1 tablete de caldo de carne

Sal, pimenta do reino, cebolinha e queijo parmesão ralado na hora (à gosto)

 

Deixe o funghi seco mergulhado em água morna por no mínimo 20 minutos. Depois desse tempo, esprema-o com as mãos para tirar todo o excesso de água e pique-o. Reserve 1 xícara desta água para fazer o molho.

 

Cozinhe o macarrão em água com sal, escorra e reserve. 

 

Em uma panela, derreta a manteiga e frite a cebola até dourar. Acrescente o funghi e deixe refogar por uns 2 minutos. Coloque o vinho, quando o álcool evaporar, adicione a água do funghi, o caldo de carne e deixe o molho reduzir em fogo médio. Desligue o fogo e coloque o creme de leite, o sal e a pimenta do reino. 

 

Jogue o molho em cima do macarrão já cozido e sirva com queijo parmesão ralado na hora e cebolinha! 

Macarrão integral ao molho de gorgonzola e shimeji

16 de janeiro de 2015

Tem uma amiga, a Alê, que sempre nos traz receitas novas e de virar o olho. Se o sonho dela é abrir um bistrô, então vc já imagina o que sai de suas panelas, não é mesmo? A novidade desta vez foi o macarrão integral ao molho gorgonzola com shimeji. A receita foi feita no último fim de semana em uma visita que eles nos fizeram.

 

Rende 9 porções fartas

Ingredientes:

1 pacote de macarrão integral tipo Ninho

5 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de gengibre em pó

2 colheres (sopa) de alho picado para o molho  / 1 dente de alho picado para o shimeji

4 colheres (sopa) de água

400g de shimeji fresco

3 colheres (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de molho shoyu

2 caixinhas de creme de leite

250g de queijo gorgonzola (em cubos)

Queijo parmesão ralado para salpicar

 

Molho de gorgonzola: Em uma panela, aqueça 3 colheres de azeite, o gengibre em pó e o alho picado. Deixe refogar até o alho corar. Coloque um pouco de água para não grudar. Em fogo baixo, acrescente o queijo gorgonzola em cubos e deixe derreter, mexendo sempre. Pingue mais um pouco de água. Deixar virar uma consistência de mingau. Após ferver, desligue o fogo e coloque 2 caixinhas de creme de leite. Misture delicadamente. Reserve.

 

Molho de shimeji: Cortar o shimeji fresco em pedaços, colocar em um escorredor e jogar água quente. Esprema-o com as mãos para retirar o excesso de água e reserve. Em uma frigideira quente, cubra todo o fundo com azeite. Colocar um dente de alho picadinho. Jogar o shimeji e deixar fritar – em média cerca de 2 minutos no máximo. Colocar o mel para dourar. Acrescente o molho shoyu e deixe caramelizar por uns 2 minutos.

 

Macarrão: Ferva a água com sal e coloque a medida de sua preferência de macarrão integral tipo Ninho. Após cozido, escorra. Cubra-o com o molho gorgonzola. O molho de shimeji é colocado apenas por cima. Para finalizar, salpique queijo parmesão ralado. 

Macarrão ao molho de mostarda Dijon

28 de janeiro de 2014

Essa receita de macarrão ao molho de mostarda Djon já está viajando, ganhando novos territórios. E quando a coisa é boa, não tem erro, vai ser repassada adiante mesmo. E os primos Larissa e Neto, que moram no Rio, aprovaram!

 

Ingredientes: 

200g de penne

350g de filé mignon em cubos

5 limões

1 tablete de caldo de galinha (dissolvido em água quente)

1 colher de chá (rasa) de pimenta calabresa

1 copo de requeijão

2 colheres (sopa) de mostrada Dijon

1 caixa de creme de leite

1 maço de agrião (lavado e sem talos)

Azeite

1 dente de alho picado

 

Pique o filé em iscas. Cubra-os com o suco dos limões. Deixe marinar por 2 horas. Dissolva um tablete de caldo de galinha em 100 ml de água fervendo e reserve. 

 

Refogue o agrião com alho e um fio de azeite, acrescente os 100ml do caldo de galinha já dissolvido, uma colher de chá de pimenta calabresa, um copo de requeijão, duas colheres de mostarda dijon e deixe em fogo baixo por cinco minutos. 

 

Enquanto isso, frite a carne com pouco óleo. Depois de corada, retire qualquer líquido que acumular na panela. Por último acrescente à carne o molho de mostarda e uma caixa de creme de leite. Misture tudo.

Desligue o fogo e acrescente o macarrão já cozido.  

 

Sirva com queijo parmesão ralado em cima.

Pasta alla Norma

04 de janeiro de 2014

Estava assistindo o programa de Buddy Valastro no canal TLC e ele fez um macarrão típico da Sicília que me deixou salivando. Não perdi tempo e, no dia seguinte, resolvi copiar. E realmente a primeira impressão estava certa: divino!

 

Ingredientes:

200g de macarrão penne

2 berinjelas

1 cebola branca

1 lata de tomate pelati

1 colher (sopa) de manteiga

1 dente de alho esmagado

Sal  (à gosto)

Pimenta do reino (à gosto)

1 colher (sopa) açúcar

2 colheres (sopa) de azeite

Manjericão fresco

 

Para empanar:

2 ovos

1 prato de farinha de trigo

1 prato de farinha de rosca

 

Tire as cascas das berinjelas. Uma corte em cubos, a outra fatie em rodelas. Coloque em um escorredor e jogue sal em cima, deixando cerca de 10 minutos. Isso faz com que a berinjela perca o gosto amargo.

 

Enquanto isso cozinhe o macarrão em água bem quente com sal.

 

Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando estiver dourando jogue o alho, o sal, a pimenta do reino e os cubos de berinjelas. Deixe fritando até que murchem, cerca de cinco minutos. Em seguida, despeje o tomate pelati e deixe que ferva. Com uma colher, desfaça os pedaços de tomates que ainda estiverem inteiros. Coloque o açúcar para quebrar a acidez. Acrescente a manteiga e uma boa quantidade de manjericão cortado. Está pronto!

 

Para empanar o restante da berinjela: passe-as na farinha de trigo, em seguida no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite-as em óleo bem quente. Após dourar dos dois lados, retire e deixe escorrer em papel toalha.

 

Quando o macarrão cozinhar, escorra-o e coloque em uma pirex. Cubra-o com o molho e sirva com as berinjelas empanadas.

 

PS: se preferir, salpique queijo ricota por cima. 

Segue o link original http://www.youtube.com/watch?v=4B1nEKyR6fU

 

Nhoque de abóbora ao molho rosé

23 de novembro de 2013

Nesse fim de semana resolvemos fazer uma receita que o meu irmão Rafael queria experimentar há tempos: um nhoque de abóbora. Aí vão algumas dicas já de cara: deixe a pressa de lado e prepara-se para colocar a mão na massa literalmente.

Com a atitude certa tenho certeza que você vai ter uma noite divertida e terminar comendo uma massa muito saborosa e saudável.

(E quem 'sujou' as mãos dessa vez foi o Rafael)

 

Ingredientes

Nhoque:

¼ de moranga japonesa

1 tablete de caldo de carne

Salsinha triturada

Cerca de 3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

Pimenta do reino moída

 

Molho:

1 pacote de molho de tomate

300ml de creme de leite fresco

Meio alho poró picado

Bacon picado

Cebola picada

1 colher (chá) alho triturado

Pimenta do reino

Folhas de manjericão

Raspas de limão

 

Pique a abóbora em pedaços, com casca, e coloque para cozinhar em água fervente com o caldo de carne. Quando a abóbora estiver bem macia, retire a casca e amasse com um garfo. Peneire a abóbora para retirar o excesso de água e fique bem consistente.  Tempere a abóbora com sal e misture a salsinha triturada. Jogue-a em uma bancada e vá acrescentando a farinha até que a mistura chegue ao ponto de enrolar. Enrole em tiras finas e corte essas tiras em pedaços para formar os nhoques. Jogue os nhoques em água fervente com azeite e sal. Quando os nhoques estiverem boiando, estão prontos.

 

Para fazer o molho frite o bacon e o alho-poró separados. Em outra panela frite o alho picado e a cebola no azeite, acrescente o bacon, o alho poró, o molho de tomate e o manjericão. Deixe cozinhar por 10 minutos. Por fim acrescente o creme de leite fresco e finalize com as raspas de limão.

Sirva com queijo parmesão ralado.

 

* Daniel

 

Massa sendo preparada
Massa sendo preparada

Macarronada com linguiça toscana

30 de outubro de 2013

Não quero ser didático ou parecer meio esnobe, mas isso é importante para contextualizar nosso prato. Em inglês existe um conceito chamado “comfort food”. Traduzindo, é uma comida que te traz conforto, que te faz lembrar da sua mãe, ou de um momento bom e tranquilo da sua vida. E esse prato nos faz lembrar nossa viagem à Pipa, no Rio Grande do Norte. E depois do dia que eu e a Émile tivemos, realmente precisávamos de um pouco de conforto em nossos pratos. Então vamos lá...

 

Ingredientes:

5 linguiças do tipo toscana

Meio pacote de macarrão do tipo espaguete

1 lata de tomate pelati

½ cebola picada

2 dentes de alho picados

Manjericão (à gosto)

1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Açúcar

 

Aqueça o forno em temperatura média (180-200 graus) por quinze minutos. Coloque as linguiças em uma assadeira com um pouco de água e leve ao forno por 40 minutos. Vire-as depois de 20 minutos e não deixe ficar sem água na bandeja.

PS: Nós optamos por evitar fritura e por isso sempre preparamos as linguiças assim. Mas caso queira, pode fritá-la.

 

Quando as linguiças estiverem cozidas e douradas, pique-as em pequenos cubos. Jogue na panela um pouco de azeite, a cebola, o alho picado e por fim os pedaços de linguiça. Em seguida, acrescente os tomates e o manjericão. Com uma colher vá desmanchando os tomates enquanto cozinha. Para tirar a acidez, acrescente uma pitada de açúcar (menos que uma colher de café).

 

Deixe esse molho cozinhando em fogo baixo enquanto você cozinha o macarrão. Jogue o macarrão em água fervente com sal e cozinhe até que esteja na textura desejada.

 

Pronto! Agora é só servir com queijo parmesão ralado na hora e alguma folhas de manjericão fresco.


*Daniel

 

O queijo parmesão ralado na hora faz toda a diferença. Cheiro e sabor inigualável!
O queijo parmesão ralado na hora faz toda a diferença. Cheiro e sabor inigualável!

Bruschetta com tomate assado no tempero

07 de outubro de 2013

Há algum tempo nós cortamos o carboidrato (pão) à noite, mas de vez enquando não há mal, não é mesmo?

Hoje o Dani fez um "tomate assado" que foi o principal ingrediente da bruschetta que jantamos. Esse "tomate" é multi-uso e tanto pode ser servido como acompanhamento em diversos pratos, como petisco (em cima de um pãozinho) ou na salada, quando frio. De dar água na boca!

 

Ingredientes:

Tomate italiano (quantidade que desejar)

Azeite, manjericão, orégano, suco de meio limão, pimenta do reino e alcaparras (tudo farto)

 

Corte os tomates ao meio (com casca) e cada metade em duas partes. Em uma assadeira acrescente todos os temperos. Jogue o azeite por último e dê uma boa misturada. Leve ao forno aquecido e coberto com papel alumínio por 20 minutos. Retire o papel e leve ao forno, novamente, por mais 20 minutos.

Depois de pronto vc pode levar à geladeira e usá-lo no dia seguinte.

 

Bruschetta

Ingredientes:

Baguetinha (usei de ervas finas)

Mussarela

Chester fatiado (ou peito de peru)

Molho pronto

Rúcula

Tomate assado

Queijo parmesão ralado na hora

 

Parta a baguetinha ao meio. Passe o molho, cubra com uma fatia de mussarela, uma de chester, rúcula e o tomate assado. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por 15 minutos.

 

 Tomate assado no tempero
Tomate assado no tempero

Um casal com rotina corrida e sem muito tempo sobrando. Mas com vontade de sobra de comer bem e sempre em busca de uma receita simples e saudável.

nossacomida@gmail.com

 

Daniel Vilela - O "chef" da família. É fã de programas de culinária e domina a pequena cozinha do apartamento. Gosta de receitas elaboradas e se arrisca com novas ideias. Não tem medo dos temperos e nunca segue receitas, prefere fazer ao seu jeito.

 

Émile Patrício - A mais "herbívora" da casa. Adora uma salada, uma mistura de cores no prato e só toma suco natural. Gosta de comida simples daquelas feitas na casa de mãe e guarda receitas anotadas à mão em um velho caderno azul que sempre segue à risca.