Risoto com couve flor

4 de Junho de 2017

Não desistimos do blog! Houveram muitas mudanças nos últimos tempos por isso estivemos sem tempo mas agora vamos voltar a postar nossas peripécias na cozinha! 

 

Hoje tínhamos uma couve flor na geladeira e para fugir daquele tradicional e "batido" gratinado, surgiu a ideia de agregar a couve flor a um risoto. E deu certo!   

  

Ingredientes:

1 prato grande de couve flor (lavada e picada)

1 xícara farta de arroz arbóreo

1 colher (sopa) de creme de leite

1 cebola picadinha

1 xícara de vinho branco

1 tablete de caldo de legumes

Azeite à gosto

Bacon picado em cubinhos pequenos (à gosto)

3 gomos de linguiça suína (sem casca, picada em cubinhos) 

1 colher de manteiga

Cebolinha (à gosto)

Tomate cereja (à gosto)

Sal e pimenta do reino (à gosto)

1 prato de sobremesa de queijo parmesão (ralado na hora)  

 

A primeira dica que dou para se fazer um risoto é cortar tudo e deixar picadinho pois você vai precisar mexer o risoto durante o preparo. Então, deixar os ingredientes organizados facilita. Em uma chaleira coloque bastante água e em fogo baixo deixe o caldo de legumes dissolver por completo. Durante todo o preparo do risoto, deixe o fogo da chaleira aceso. Comece fritando o bacon e deixando-o escorrer em papel toalha. frite também a linguiça e reserve tudo. Já deixe o queijo ralado e pique os tomates e a cebolinha.  

 

Em uma panela grande, coloque o azeite e frite a cebola até que doure. Acrescente o arroz arbóreo e mexa por cerca de 1 a 2 minutos. Deixe o fogo sempre baixo. Coloque o vinho, mexa e deixe que o álcool evapore, vá mexendo e deixando "apurar". Em seguida, jogue 2 conchas do caldo de legumes no arroz. É importante mexer sempre. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais. Vá colocando aos poucos. 

 

Quando o arroz começar a ficar macio, ao dente, acrescente a couve flor. Jogue mais caldo de legumes e repita todo o processo. Pode misturar o bacon e a linguiça já fritos. Repita o processo de acrescentar o caldo de legumes até que o arroz esteja cozido. Neste momento, prove e acerte o sal (1 pitada) e coloque pimenta do reino (à gosto). 

 

Quando o arroz estiver macio coloque a manteiga e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado e a colher de creme de leite. coloque também os tomates e a cebolinha. 

Delicie-se com as fotos!

Risoto 7 grãos de cogumelo e palmito

7 de janeiro de 2015

Já experimentou o arroz 7 grãos? Ultimamente aqui em casa a gente tem usado muito. É uma delícia, puro cereal e dá muita saciedade.

 

Ingredientes

1 xícara de arroz 7 grãos

3 e 1/2 de água

1 tablete de caldo de legumes

200g de cogumelos Paris em conserva

Palmito pupunha em conserva (à gosto)

Queijo Minas em cubos (à gosto)

75g de manteiga

Sal e pimenta do reino (à gosto)

 

Na panela que for fazer o risoto, ferva a água com o tablete de caldo de legumes. Quando o tablete derreter, acrescente o arroz. O arroz integral demora um pouco mais para ficar macio. Deixe cozinhar por 30 minutos com a tampa da panela entreaberta. Depois desse tempo, se o arroz ainda estiver duro, acrescente mais meia xícara de água. Coloque o sal e a pimenta do reino.

 

Quando o arroz estiver cozido e ainda com um pouco de água (não deixe secar tudo), junte a manteiga e misture delicadamente até que derreta. A manteiga dará a cremosidade ao risoto. Em seguida, coloque o queijo e misture. Para finalizar, acrescente os cogumelos escorridos e picados e o palmito pupunha picado. Está pronto!

Risoto de Shimeji

24 de agosto de 2014

Muitos devem pensar que somos o "casal risoto". Estamos sempre repetindo esse prato mas é que a versatilidade dele nunca nos cansa. Além de ser super fácil de preparar, o sabor muda a cada variação de ingrediente.

Dessa vez fizemos de cogumelo Shimeji. Ótima opção para quem vai receber um amigo vegetariano em casa!

 

Serve 4 pessoas fartamente

Ingredientes:

60g de shimeji seco

2 xícaras de arroz arbóreo

2 colheres (sopa) manteiga

1 panela de caldo de carne ou legumes (derretido)

1 colher (chá) azeite

1 taça de vinho branco seco

1 cebola picadinha

Queijo parmesão ralado na hora (à gosto)

1/2 colher rasa (chá) de sal

Pimenta do reino moída na hora (à gosto)

 

Cogumelos: Coloque os cogumelos secos em uma tigela e cubra com água quente e deixe por 30 minutos. Após esse tempo, esprema os cogumelos com as mãos, corte em pedaços e reserve. Guarde também, cerca de um copo americano da água que estava de molho neles. 

 

Risoto: Coloque o caldo de carne para ferver em uma chaleira bem cheia. Na panela que você for fazer o risoto, esquente o azeite e uma colher de manteiga e refogue a cebola até ela ficar translúcida. Acrescente o arroz e logo depois os cogumelos e refogue por mais 5 minutos. Tempere com sal e a pimenta do reino.

 

Adicione a água dos cogumelos e mexa. Quando estiver para secar, adicione o vinho branco e continue mexendo para não grudar no fundo. Quando o álcool do vinho estiver evaporado, vá adicionando o caldo de carne aos poucos, mexendo sempre. Repita o processo até que o arroz fique macio. Para cozinhar leva cerca de 20 a 25 minutos. 

 

Quando estiver cozido, desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e uma colher de manteiga. Prove e acerte o sal, caso precise. 

 

* Opte sempre em usar queijo parmesão ralado na hora e também a pimenta que deve ser moída na hora. Faz toda a diferença!

Risoto de abobrinha

30 de maio de 2014

A base do risoto é a mesma mas os ingredientes podem variar sempre!

Este leva abobrinha e bacon... combinação perfeita!

 

* Esta medida serve duas pessoas fartamente

Ingredientes

Arroz arbóreo (dois dedos medidos na embalagem)

1 cebola picadinha

4 abobrinhas italianas sem sementes em cubinhos

150g de bacon em cubos 

1 tablete de caldo de galinha

1 colher (chá) de sal

1 copo americano de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de cream cheese

Cebolinha (à gosto)

1 fio de azeite

 

Em uma chaleira derreta o caldo de galinha em 1 litro de água e deixe no fogo brando enquanto estiver fazendo o risoto. 

Frite o bacon em uma frigideira e depois deixe-o "escorrendo" em um papel toalha. 

 

Em uma panela, refogue a cebola picadinha no azeite. Quando dourar, jogue o arroz e o vinho branco. Deixe refogar por cerca de 2 minutos para o álcool evaporar, mexendo sempre.

Jogue duas conchas de caldo de galinha e vá mexendo. Ao secar um pouco, jogue mais. Repita o processo várias vezes.

Quando o arroz estiver quase cozido, incorpore a abobrinha em cubos e acrescente mais caldo. Mexa sempre. Coloque o sal. 

Quando estiver cozido, misture o bacon e o cream cheese. Finalize com cebolinha. 

Geralmente leva cerca de vinte minutos até que o arroz cozinhe mas isso pode variar de acordo com a potência do fogo.  

Risoto de linguiça calabresa

04 de março de 2014

Aqui no blog nós damos o crédito quando a ideia veio de algum cozinheiro famoso ou amigo. Dessa vez a ideia da receita veio da Rafaela, minha colega de trabalho. Então, antes de qualquer coisa, obrigado Rafaela.

Outro fato que fez essa receita entrar para a lista de preferidas já de cara, é a semelhança com o clássico “Arroz Carrancas”. Prato inventado por mim e meus primos em caótico acampamento nas redondezas das cacheiras da cidade de Carrancas, no Sul de Minas. O toque principal das duas receitas é a linguiça calabresa. Mas dessa vez o Arroz Carrancas foi elevado à categoria gourmet! Vamos à receita...

 

Ingredientes:

3 pedaços de linguiça calabresa

200g de arroz arbóreo

1 tablete de caldo de galinha

1 copo de vinho branco seco

4 tomates médios picados em cubos grandes sem sementes

1 pimentão vermelho picado em cubos sem sementes

1 cebola roxa picada em cubo grande

1 colher de chá de páprica doce defumada

2 dentes de alho amassados

Azeite

Cebolinha e salsinha (à gosto)

 

Pique a linguiça, o tomate, o pimentão e a cebola em cubos. Em uma chaleira deixe o caldo de frango ferver em água.

Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho por uns dois minutos. Acrescente a linguiça e frite-a por mais cinco minutos.

Em seguida, coloque o pimentão e a páprica doce defumada. Jogue o arroz e o vinho e deixe evaporar o álcool.

Vá colocando conchas do caldo de frango quente e mexa sempre. Ao secar a água, acrescente mais até que o arroz fique macio. Esse processo dura cerca de 20 minutos, mexendo sempre.  

Quando o arroz estiver macio, acrescente o tomate picado e finalize com o cheiro verde.  

* Daniel*

Risoto de gorgonzola

13 de dezembro de 2013

Sexta-feira é dia de comemorar o fim de semana! Saborear um vinho sem se importar com o horário além de uma boa comida à mesa, é tudo de bom. A noite começou com risoto de gorgonzola e carne ao molho madeira.

Mérito todo do Daniel quem cozinhou tudo!

 

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo

1/2 cebola picadinha

1 copo pequeno de vinho branco seco

1 caldo de frango

1 colher (sopa) de manteiga

Queijo gorgonzola picado em cubos (100g)

Pimenta do reino (à gosto)

 

Dissolver o caldo de frango em água fervendo. Deixar no fogo baixo enquanto prepara o risoto.

Em outra panela, fritar a cebola na manteiga e quando dourar colocar o arroz e, depois de uns dois minutos, acrescentar o vinho. Deixar o álcool evaporar por uns 3 minutos e em seguida comece a acrescentar o caldo de frango dissolvido. Acrescente o caldo sempre que o arroz começar a secar. Fazer este processo até que o arroz cozinhe totalmente. A dica é mexer sempre.

Quando o arroz estiver bem macio, quase pronto, acrescente o queijo gorgonzola em pedaços e mexa. Coloque a pimenta do reino.

Demora cerca de 20 minutos até que o risoto fique pronto. No prato, decore com pedacinhos de gorgonzola que derreterão com o vapor.

 

Servimos com carne ao molho madeira.

Risoto de legumes

25 de outubro de 2013

Tivemos uma fase que comíamos risoto sempre, mas já fazia bastante tempo que não fazíamos. Este de legumes, aprendemos com o chef Claude Troisgros do programa "Que Marravilha!", da GNT. 

 

Ingredientes:

1 e 1/2 tablete de caldo de frango

1 cebola pequena picada

Arroz arbóreo

1/2 xícara de vinho branco

1 abobrinha picada em cubos

1 cenoura ralada

Espinafre em tiras (meio maço)

Palmito pupunha picado em cubos

1 xícara de queijo parmesão ralado na hora

Tomates cerejas cortados (à gosto)

2 colheres de cream cheese

Sal (à gosto)

Azeite

Pimenta do reino moída (à gosto)

Manjericão (à gosto)

Algumas gotas de limão

 

Em uma panela ferva o caldo de frango com água e mantenha no fogo durante todo o tempo de preparo do risoto. Pode ir colocando mais água durante o preparo.

Em fogo médio, aquecer o azeite e refogar a cebola. Ao corar e murchar, acrescente o arroz e o vinho. Quando o álcool evaporar, adicione (com uma concha) o caldo de frango fervendo até cobrir todo o arroz. Mexa sempre.

Ao secar, adicione mais caldo. Após a terceira vez que acrescentar mais caldo, coloque as abobrinhas. Repita o mesmo processo de colocar água, ir mexendo e deixar secar. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione a cenoura e o espinafre.

Quando o arroz estiver cozido, coloque o sal e a pimenta do reino. Acrescente o palmito, o queijo e o cream cheese. Adicione os tomates e finalize com manjericão.

Pingar gotas de limão por cima antes de servir.

 

Deixo duas dicas:

* Deixe os legumes já cortados antes de começar a fazer o risoto, pois é necessário mexer sempre o arroz quando estiver em cozimento.

* Mesmo que queira preparar pouco risoto, utilize uma panela maior para facilitar ao mexer.

 


Um casal com rotina corrida e sem muito tempo sobrando. Mas com vontade de sobra de comer bem e sempre em busca de uma receita simples e saudável.

nossacomida@gmail.com

 

Daniel Vilela - O "chef" da família. É fã de programas de culinária e domina a pequena cozinha do apartamento. Gosta de receitas elaboradas e se arrisca com novas ideias. Não tem medo dos temperos e nunca segue receitas, prefere fazer ao seu jeito.

 

Émile Patrício - A mais "herbívora" da casa. Adora uma salada, uma mistura de cores no prato e só toma suco natural. Gosta de comida simples daquelas feitas na casa de mãe e guarda receitas anotadas à mão em um velho caderno azul que sempre segue à risca.