Bolo de maçã lacfree e glutenfree

28 de agosto de 2014

Há pessoas intolerantes ao glúten e à lactose. Outras, devido a uma dieta mais rigorosa, optam por alimentos sem os tais "vilões" dos dias de hoje. Então resolvi testar uma dessas receitas "free". O doce ficou por conta do mel e da sucralose em gotas (adoçante  sem calorias, de alta qualidade, feito a partir do açúcar e que mantém o sabor do açúcar). 

 

Ingredientes:

3 ovos grandes

3 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

1 colher (sopa) de fermento em pó 

1/2 xícara de sucralose 

2 maças vermelhas cortadas em cubos

1 colher (chá) de canela

1 colher (chá) rasa de noz-moscada 

1 colher (sopa) cheia de mel 

Amêndoas (se preferir)

 

Bata os ovos, a linhaça, a canela, a sucralose, o mel e a noz-moscada. Usei o batedor mesmo. Adicione o fermento e mexa bem. A massa vai virar tipo uma espuminha. Não bater demais senão desanda.

 

Transfira a massa para uma assadeira pequena untada com azeite. Usei a fôrma de bolo inglês. Distribua as maçãs picadas sobre a massa. Certifique que os pedaços entraram na massa. Se preferir, jogue lascas de amêndoas em cima antes de assar.

 

Leve ao forno preaquecido a 180º graus até estar bem firme no centro. Para saber, enfie um garfo no bolo. Se o garfo sujar, ainda está cru. 

 

Sirva com mel em cima!

Bolo de banana

31 de janeiro de 2014

Ficar em casa durante o dia sempre dá aquela vontade de comer algo diferente. Então fui pra cozinha fazer um bolo para o lanche da tarde!

 

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de canela

2 ovos

3/4 de xícara de óleo

2 xícaras de açúcar mascavo

Banana picada (à gosto)

 

Bater à mão o açúcar mascavo, os ovos e o óleo.

Quando a massa estiver misturada, coloque a canela e os cubinhos de banana. Acrescente a farinha de trigo e o fermento. Misture tudo com uma colher bem rígida.

 

Unte uma assadeira com margarina e salpique açúcar mascavo. Coloque a massa e leve ao forno quente por cerca de 25 minutos (em temperatura baixa).

 

PS: Eu cortei bananas nas horizontais e coloquei em cima da massa. Mas isso fica ao gosto de cada um. O que não pode faltar são os cubinhos de banana dentro da massa!

 

Cheesecake

10 de janeiro de 2014

Essa é a sobremesa que eu mais gosto. Na verdade a única que me agrada o paladar, já que não sou tão 'doceira'. Fiz pela primeira vez e quem comeu gostou!

 

Ingredientes

Para o recheio:

De 2 a 4 potes de cream cheese (quanto mais, melhor)

4 colheres grandes e cheias de açúcar refinado

1 colher (sopa) de essência de baunilha

1 colher (sopa) suco de limão

3 ovos

 

Para a massa:

160g de biscoito maisena moído (um pouco mais de meio pacote)

2 colheres (sopa) cheias de manteiga derretida

1/2 colher (chá) de canela

 

Para a calda:

1 pote de geleia de boa qualidade de frutas vermelhas, morango ou framboesa

 

Bata o cream cheese na batedeira até amaciar bem, adicionar aos poucos o açúcar em velocidade baixa. Acrescente a baunilha, o suco de limão e os ovos. Bata até incorporar completamente. Reserve.

Triture os biscoitos maisena no liquidificador. Em uma vasilha, misture o biscoito triturado, a canela e a manteiga derretida. Monte o fundo de uma forma de aro removível com essa mistura.

 

Despeje o recheio na forma já forrada com a massa de biscoito. Asse em fogo baixo por 45 minutos. Deixe esfriar para terminar de montar e pode até deixar na geladeira um pouco. Quando estiver gelado, espalhe a geleia em cima. Preferi a de framboesa.

 

Retire o aro removível da forma e sirva o cheesecake frio.

Creme com suspiro e morangos

20 de novembro de 2013
Eu adoro sobremesa com morangos. Acho fácil combinar o azedinho dele com qualquer tipo de doce seja creme, torta ou sorvete.
Mas nesta receita o suspiro é o personagem principal. Ele dá um toque aerado no creme e rouba a cena no paladar!

 

Ingredientes:

500 gr de morango
3 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
500 ml de creme de leite fresco
1 pacote de suspiro pequeno (mais ou menos 300 gr)
Raspas de chocolate meio amargo (à gosto)

 

Lave bem os morangos, tire os cabinhos e corte em pedaços. Coloque em uma tigela e junte o açúcar e o vinagre balsâmico. Deixe macerar enquanto prepara o creme. O vinagre é para o morango soltar seu suco.
 
Bata o creme de leite na batedeira em velocidade máxima até que esteja firme mas macio, até o ponto de chantilly. Quebre os suspiros em pedaços irregulares mas não muito pequenos e junte ao creme de leite batido (chantilly).
 
Junte também os morangos (separe cerca de 100 gr), misture tudo.
Coloque em 4 taças individuais ou em uma tigela grande. Jogue o restante do morango por cima e as raspas de chocolate.
Pode servir na hora ou gelado.
 

Calda de morango com iogurte grego

20 de outubro de 2013

A sobremesa apesar de simples é uma delícia. Leve e com encaixe perfeito entre o azedinho do iogurte grego com o sabor adocicado da calda de morango. Além de ser muito fácil de fazer!

 

Ingredientes:

Açúcar

Água

Morangos

Iogurte grego

 

Corte em pedaços pequenos 7 morangos. Corte mais 4 em pedaços maiores.

Em uma panela em fogo médio, coloque 4 colheres (sopa) de açúcar refinado e meia xícara de água. Quando o açúcar dissolver, adicione os morangos picados pequenos. Com uma colher de pau vá mexendo e amassando os morangos. Quando engrossar o caldo - depois de uns 15 minutos no fogo - adicione os pedaços maiores de morangos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire e sirva como preferir - quente ou frio - em cima do iogurte grego. 

 


Um casal com rotina corrida e sem muito tempo sobrando. Mas com vontade de sobra de comer bem e sempre em busca de uma receita simples e saudável.

nossacomida@gmail.com

 

Daniel Vilela - O "chef" da família. É fã de programas de culinária e domina a pequena cozinha do apartamento. Gosta de receitas elaboradas e se arrisca com novas ideias. Não tem medo dos temperos e nunca segue receitas, prefere fazer ao seu jeito.

 

Émile Patrício - A mais "herbívora" da casa. Adora uma salada, uma mistura de cores no prato e só toma suco natural. Gosta de comida simples daquelas feitas na casa de mãe e guarda receitas anotadas à mão em um velho caderno azul que sempre segue à risca.